25.2.09

Remízio Melhorado vs Avelino Ferreira Torres











Há quem diga que são uma e a mesma pessoa. E há quem diga que um é procurador do Ministério Público e outro foi autarca do Marco de Canaveses. Seja como for, dariam uma novela venezuelana, daquelas em que o galo de Barcelos surge como bibelô em todas as cenas. De um lado Avelino Ferreira Torres, o homem capaz de resolver os assuntos à maneira antiga e de pontapear os utensílios do árbitro durante um jogo de futebol. Não tem papas na língua, é do tipo "deslarguem-me, que eu vou-me a ele!" Cultiva o culto da personalidade às direitas. É uma espécie de Mao Tse-Tung à minhota.
...
Remízio Melhorado dispensa apresentações. O nome diz tudo. É procurador do Ministério Público, e proferiu hoje as alegações finais no processo contra Avelino. Pediu pena de prisão para o ex-autarca. Entre outros crimes, o de corrupção e abuso de poder. Pode dizer-se que os tem no sítio. Mas se não tiver cuidado, pode deixar de os ter.
...
Por via das dúvidas, Avelino já veio dizer que Melhorado é mentiroso, e que vai ter de provar o que diz, até porque Avelino não é da família dele.
...
Este tipo de personagens gosta de meter ao barulho conceitos como família, honra, palavra. Públicas virtudes que tantas vezes escondem e ocultam vícios privados. Pois eu tenho cá para mim que Remízio, Avelino e Melhorado são uma e a mesma pessoa... E que até a Carmen Miranda não fica isenta nisto.

0 comentários: