18.8.09

Sporting vence Liga dos Campeões sem derrotas...

... e sem vitórias também.

22 de Maio de 2010

O Sporting fez história no futebol mundial, levantando pela primeira vez o troféu de campeão da Europa de clubes, ao bater esta noite o Real Madrid, em pleno Estádio Santiago Bernabéu. Num sábado quente na capital espanhola, foi preciso recorrer ao desempate por pontapés da marca de grande penalidade para encontrar o vencedor da edição 2009/2010 da Liga dos Campeões. Na lotaria dos penáltis, a sorte sorriu aos leões, que confiaram nuns inspirados Rui Patrício e Nossa Senhora de Fátima para manter a salvo as redes leoninas.

O guardião leonino acabou também por ser o responsável pelo pontapé decisivo. Depois do sôfrego falhanço de Cristiano Ronaldo da marca dos onze metros, coube a Rui Patrício resolver a contenda. O guarda-redes verde e branco desferiu um remate denunciado, a contar no entanto com a prestimosa colaboração de Iker Casillas, que, depois de segurar a bola, a deixou escapar para lá da linha de golo, confirmando o primeiro título de campeão europeu para o Sporting Clube de Portugal.


CR9 MARCOU PARA OS MERENGUES

O Real Madrid partia para esta final com a vantagem de jogar no seu reduto. Com o apoio de cerca de 90 mil nas bancadas, os madrilistas até entraram bem na partida. Logo aos 18 minutos, um choque entre Anderson Polga e Daniel Carriço no eixo da defesa fez a bola sobrar para Nuno Gomes, que encontrou Cristiano Ronaldo desmarcado na esquerda e fez o endosso. O CR9 atirou sem dificuldade a contar.

Na resposta, José Mourinho fez subir a equipa. O Sporting mostrou-se mais ofensivo, e Purovic, que hoje relegou para o banco o ineficaz Liedson, ameaçou por duas vezes a baliza de Iker Casillas.

O empate tardava, muito por força da boa organização defensiva do Real Madrid, com Pepe a meter o pé em tudo o que mexia, intimidando o franzino meio campo leonino.

O intervalo chegou com a irritação de José Mourinho. O Special One saiu para os balneários de cabeça perdida, disparando impropérios contra o árbitro da partida e traduzindo-os para que nada se perdesse: "Tu és um Bruno Paixão"... "You are a Bruno Passion"... O árbitro, um húngaro de Budapeste, indignado com os gravíssimos insultos respondeu na mesma moeda: "E tu um Luís Campos"... "And you a Lewis Graves... or Fields..."


BETTENCOURT ELOGIA ADVERSÁRIO

Ao intervalo, o presidente do Sporting desceu às cabinas. Sempre afável, José Eduardo Bettencourt não se esquivou a tecer breves comentários à forma como decorria a partida: “não há dúvida, esta equipa é uma grande equipa. O Real é uma grande equipa, é o que eu quero dizer. Está aqui um grande investimento, um belo estádio... E que atmosfera fantástica! É impossível não nos deixarmos contagiar por este ambiente. Só posso dizer uma coisa: Hala Madrid!”


NOVENTA MIL NAS BANCADAS

Madrid acorreu em peso a Chamartín e lotou o Santiago Bernabéu. Muitos eram portugueses que não hesitaram em dar o apoio ao trio lusitano de Madrid: “Estamos aqui, por suposto, para gritar pelo Ronaldo e pelo Pepe. E até pelo Nuno Gomes. Aqui em Madrid, desde o Nilstelroy que não tínhamos um matador à altura. O Nuno Gomes está lá, hombre, é o sucessor natural do Raul”, disse Cristina Marques, portuguesa estudante em Madrid.


SOFRER ATÉ À ÚLTIMA

Na 2ª parte, os leões deitaram as garras de fora e procuraram correr atrás do prejuízo. Purovic era o mais inconformado, mas nem sempre as coisas saíram bem ao montenegrino. Por duas ocasiões, o avançado falhou em zona de decisão. José Mourinho sentiu necessidade de alterar o estado de coisas. O técnico mandou Purovic para o banho e fez entrar outro montenegrino, Vukcevic, que nesta final estreou a primeiro equipamento compacto de uma só unidade. A tendência da partida não sofreu alterações.

O Sporting começou a jogar mais com o coração do que com a cabeça e, já em desespero de causa, a dez minutos do fim Mourinho deu ordem a Rui Patrício para jogar na posição de ponta-de-lança. Foi num lance de insistência de Patrício que surgiu o tento da igualdade. Um remate desconchavado com a parte de trás do pé que se encaminhava serenamente para as mãos de Casillas, interceptado por Pepe, que distraído, pontapeando em tudo o mexia, acabou por endossar a bola violentamente para dentro da sua própria baliza.

O Sporting empatava ao minuto 97 e mantinha a esperança na conquista da Champions.


BENFICA É OPÇÃO PARA RONALDO

O "ex" de Nereida Gallardo jogou a sua terceira final europeia consecutiva. Ronaldo procurava conquistar pela segunda vez o título europeu de clubes, mas por ironia do destino foi a equipa que o lançou para a Europa do futebol que retirou a hipótese de reconquista do mais importante torneio de clubes.

Cristiano Ronaldo terá feito o seu último jogo pelo Real Madrid. O melhor jogador do planeta reconhece que pode estar a caminho de Lisboa, mas não confirma se irá jogar no Benfica: “O Oriental também é um clube de Lisboa”, limitou-se a dizer: “Lisboa é uma cidade de que eu gosto... gosto daquela zona de Lisboa entre o Colombo e o Fonte Nova. Penso que é muito bom, tem boas casas.... É lá que joga o Oriental, acho eu. Penso que será bom para a minha carreira. Por enquanto o Cristiano é jovem, penso que há que aproveitar as oportunidades que surgem. Hala Oriental!”, concluiu o capitão da selecção nacional.

José Mourinho, nome falado para suceder a Jorge Jesus à frente do comando técnico do Benfica (Jesus poderá estar de malas aviadas para o Santiago Bernabéu), deu os parabéns a Cristiano Ronaldo e confessou que seria um prazer trabalhar com ele: “Ambos fomos lançados neste grande clube, eu como técnico de interpretação de línguas estrangeiras, licenciado pelo ISEF, ele na Academia do Sporting, temos a escola dos campeões”.

Mourinho explicou o lançamento de mais uma medalha para a bancada do Santiago Bernabéu, e negou que se tratasse de um piscar de olho a Florentino Perez: “tenho muitas destas lá em casa. Não é isto que faz de mim especial. Não quero ser um Zé das Medalhas.”


CAMPEÃO EUROPEU SEM DERROTAS

Não é feito inédito na história das competições europeias, mas mereceu o destaque da UEFA. O Sporting conquista a Liga dos Campeões sem sofrer qualquer derrota ao longo da competição. A 18 de Agosto do ano passado, ainda com Paulo Bento à frente da equipa, o Sporting começava a garantir a passagem à fase de grupos com um empate a duas bolas contra a Fiorentina. O jogo foi polémico e no final da partida Paulo Bento reclamou da exibição do árbitro: “Cá como lá, e mais não digo”

Na segunda-mão, o Sporting voltou a empatar em Florença, resultado final 3-3, com três auto-golos da defensiva italiana.

Na fase de grupos, o Sporting voltou a não perder. Garantiu seis pontos, fruto de seis empates, que lhe garantiram o passaporte para a fase derradeira da competição.

Já nas meias-finais, os leões arrasaram o Manchester United com dois empates. Em Manchester, o Sporting goleou, com um empate a uma bola, e deitou para fora da competição a equipa de Sir Alex Fergusson e Carlos Queiroz (entretanto despedido da selecção nacional).

A nível interno as coisas não correram bem aos leões. Com 17 empates consecutivos, o início da temporada da Liga de Futebol foi desastroso. Nem José Mourinho, nem a Nossa Senhora de Fátima de Rui Patrício, conseguiram desfazer o nó. O Sporting acaba por descer de divisão, mas apesar de tudo vence a Liga dos Campeões.

É certo que o Sporting não perdeu qualquer jogo no percurso até à glória milionária. É também certo que não ganhou, mas o que importa isso: “Fartos de vitórias morais andamos nós”, sorriu José Mourinho, o obreiro.


(nota: se observarem com atenção os relvados de Alvalade e do Santiago Bernabéu no Google Street View poderão confirmar, na metade sul do rectângulo de Alvalade já é possível ver a camisola de Simon Vukcevic, um jogador que dá tudo e que até despe o que tem. Na bancada de sócios do Santiago Bernabéu é possível encontrar a reluzir a medalha de Mourinho, por lá perdida.)

3 comentários:

heidy disse...

Do Raul, o homem dos 6 dedinhos ninguém é sucessor. Qualquer menina que se preze e entendedora de coisas futebolisticas sabe disso! Nem sequer o Nuno Gomes... lol
Não é que eu tenha nada contra o Nunito.. nem por sombras! Mas o Raul... dito com pronuncia e tudo... é sempre o R... joga bem... pois claro... até quando cai... lol e entra a parte feminina em acção o homem é artista. lololol Mais não vou dizer sobre esta questão.

Só sei que estamos a ganhar 3-0...

Bruno disse...

O Raul tem seis dedos? Não fazia ideia. Pensava que só o Benfica tinha gente com dedo para a coisa: Álvaro (Magalhães) no seu tempo tinha meia-dúzia numa só mão, para contrastar com Shéu Han que era homem para três dedos. Quando jogavam juntos, os dois somavam a fantástica cifra de quatro dedos e meio per capita. Os anos passaram, o Álvaro já só tem cinco dedos, e bem poderia ter fornecido o dedo remanescente ao ex-colega Shéu, que prossegue com o seu tridente digital, sempre sujeito àquele género de graçolas: "conta-se pelos dedos de uma mão do Shéu a quantidade de vezes que o Benfica foi campeão nos últimos 18 anos."

E o Benfica lá continua na senda do massacre, desta vez contra essa potência do futebol mundial, o Vorskla Poltava, o maior Vorskla da Poltava, um viveiro de estrelas do futebol mundial e quiçá ucraniano.

heidy disse...

lolol

Gosto do teu humor! :) Sim, o Raul tem 6 dedos num dos pés. lol Se calhar é isso que lhe dá a estabilidade para se apoiar e jogar bem. Se dá resultado com ele... e se no fim do campeonato o benfas não ganhar nada... é bem amandado dar a ideia ao sôr presidente orelhinhas para implantar uns quantos dedinhos extras no plantel. Ah poizé! Desespero de causas geram medidas extras! lol

Quanto ao massacre... epá assim até fico mal habituada. Só quero ver se eles se forem abaixo nas canetas... nã! Prognósticos só no fim do jogo, como diria o saudoso joão (pequeno) Pinto.

Bfs e úma boa semana (tudo junto para economizar)