3.3.09

O meu colega Paulo Sousa










Hoje está em Inglaterra e é treinador do Queens Park Rangers (QPR), da liga secundária inglesa. Na altura era apenas um anónimo jogador das camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica. De permeio, jogou em clubes como Sporting, Juventus, Borussia Dortmund, Inter, Parma, Panathinaikos, Espanyol.

Levantou por duas vezes o mais alto título europeu de clubes; e é dos poucos a ter conseguido vencer a Liga dos Campeões em dois anos consecutivos por clubes diferentes.

Foi meu colega na Escola Secundária de Carnide, hoje Escola Secundária de Vergílio Ferreira. Um jogador da formação do Benfica como muitos que se sentavam nos bancos daquela escola, um dos que se distinguiu de tantos outros que nunca chegaram ver o brilho da ribalta… Paulo Manuel, Garcia, Nelson… ou o Kenedy, a quem não alvitraram bom futuro, mas que provou os sabores da errância e chegou mesmo a andar por terras de França.

Quanto ao Paulo (o Sousa), não concluiu esse 9º ano, o lectivo ficou para ele pelo primeiro período. Depois, partiu para o estágio da selecção nacional para ser campeão do mundo de juniores. E só já voltámos a ouvir falar dele, a jogar à moda de interior direito, naquele primeiro encontro contra a Checoslováquia.

Continuei a acompanhar a carreira, cruzei-me com ele diversas vezes nas imediações do Estádio da Luz, e só muito mais tarde, há cerca de dois anos, as voltas da vida voltaram a pôr-nos no caminho um do outro. E por duas vezes em escassas semanas. E sempre manteve a boa disponibilidade e simpatia que o caracterizavam.

3 comentários:

Fernando Coelho disse...

Curioso...

Tambem andei na esc sec de Carnide, e também joguei lá com o Kennedy. os outros nao me lembro... tenho mais 3 aninhos que tu, por isso talvez seja essa a diferença...

Gramei o blogue... tens umas ideias parecidas com as minhas... digo isto porque sou mais velho, senao dizia o contrario...

convido-te a vires dar uma olhadela:

http://bue-de-cenas.blogspot.com
http://bue-de-cenas.blogs.sapo.pt

abraços
Fernando Coelho

Bruno disse...

Olá, Fernando, obrigado pela visita.

Então somos contemporâneos, nesse mítico estabelecimento de ensino que era a Secundária de Carnide. O Pinheiro, será que ainda existe? Lembro-me que foi ali, naquela escola, que estabeleci os meus primeiros contactos mais íntimos com publicações de carácter educativo, tais como a Gina ou a Weekend-Sex. Tudo um novo universo se abria naquelas páginas.

Fernando Coelho disse...

Lembro-me mais daquela "casa" a cair onde iamos buscar "fosseis" para mostrar nas aulas de historia... lembras-te???

e também eras adepto do comer "um cachorro com 1" a 15 escudos e "um cachorro com 2" a 25 escudos??? no intervalo grande eu nao faltava...hehe

bons velhos tempos....